segunda-feira, 8 de junho de 2009

Peça de Teatro: "O Velho da Cesta"

O teatro é considerado um meio extremamente válido de animação que permitirá ocupar os nossos idosos com actividades extremamente gratificantes.
Para realizar uma peça de teatro, existem cinco fases: na primeira fase, compete escolher as pessoas que querem parti­cipar na peça e quem as vai orientar. Na segunda fase, deve-se esco­lher a peça que o grupo irá representar. Na terceira fase, é necessário distribuir os papéis e funções, fazer uma lista dos materiais, adereços e cenários precisos, assim como estabe­lecer prazos e horários para os ensaios. Na quarta fase treinam-se as falas, as posturas, as posições, a interacção entre as personagens/ actores, os tempos, a utilização dos adereços, etc. Por fim, na quinta e última fase, é a estreia da peça e posteriores (ou não) sessões. Nesta fase é importante o grupo conhecer previamente o local onde vai decorrer a peça para saber onde colocar e utilizar todo o mate­rial necessário, assim como antever a relação público/actores.
Ao prazer da actuação, do agir, junta-se o da relação com o outro, da consciência do todo e da sua acção nesse todo, da troca e da partilha, no fundo o estímulo do “actor” enquanto ser social nas suas múltiplas dimensões, facetas e papéis.
Aqui fica um ensaio de uma peça de teatro realizada pelos nossos idosos no Centro de Convívio de São Roque do Faial.

1 comentário:

  1. Parabens ao Centro de Convivio especialmente a todos os que fazem inumeras actividades para estes idosos..Continuem..
    Nádia Gonçalves

    ResponderEliminar